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Indenizações em Voos e Viagens Aéreas

Foto do escritor: AdministradorAdministrador

Atualizado: 12 de mai. de 2022

Viajar de avião nem sempre dá tão certo como planejamos não é mesmo? Pode ser desesperador estar em uma situação onde seus direitos de passageiro aéreo não são respeitados e você mal sabe como lidar com isso. Principalmente se o voo é em outro país.


Indenização por atraso de voo
Práticas abusivas das companhias aéreas geram transtornos aos passageiros. Você precisa conhecer seus direitos.

Direitos dos Passageiros Aéreos


A viagem de avião (transporte aéreo) estabelece uma relação consumerista entre o passageiro e a companhia aérea, logo, ocorrendo qualquer violação da companhia aérea aos direitos dos passageiros em muitos casos (ou quase todos) gera direito de indenização e danos morais ao passageiro aéreo, seja indenização por atraso de voo, ou indenização por cancelamento de voo, cabe dano moral nos dois casos.


Contudo, primeiro é importante conhecer seus direitos básicos como passageiro, e lembre-se a opção quanto à solução deve ser feita pelo você sempre!


Direitos Básicos


O básico do básico, assistência material e de custos, conforme o tempo que você esperar no aeroporto, sendo que tais medidas não excluem indenizações e danos morais. Entenda seu caso:

  • A partir de 1h de espera, o passageiro tem direito a ligações e internet grátis;

  • A partir de 2h de espera, o passageiro passa a ter direito a alimentação, podendo esta ser custeada pela companhia ou fornecida diretamente por ela;

  • A partir de +4h de espera, o passageiro pode ter direito a hospedagem e hotel, salvo se na cidade de sua residência, e também passa a ter direito a transporte de ida e volta, ainda que em sua cidade natal.

Assim, quando a situação passa de 4 horas de espera, o atraso começa a tomar outras proporções, por isso é importante saber seus direitos.


Atrasos e cancelamentos em voos e conexões


Você já sabe quando a companhia aérea tem que pagar hotel. Também já sabe que quando a conexão for longa você terá direito a hotel. Agora veja essa regrinha básica e entenda seus direitos em caso de atraso ou cancelamento de voo:


  1. Atrasos ou cancelamentos na origem de mais de 4 horas: reembolso integral, remarcação do voo sem custos ou realocação no próximo voo da mesma companhia para o mesmo destino, se houver vagas;

  2. Atrasos ou cancelamentos em escalas ou conexões de +4 horas: reembolso integral com retorno ao aeroporto de origem, opção de ficar no aeroporto da escala/conexão com direito ao reembolso do trecho não percorrido e hotel, realocação em voo do mesmo destino (seja da mesma companhia aérea ou não) sem custos adicionais, concluir a viagem por outro meio de transporte quando possível ou remarcar o voo sem custos.


Dano moral e indenização


Agora, você já entendeu seus direitos básicos, no aeroporto a companhia cuidou de você e de sua família, mas isso ainda não é o suficiente para compensar todos os transtornos causados não é mesmo?


Em tese, danos morais podem ser recebidos pelos passageiros que tenham sofrido cancelamento de voo, atraso de voo e overbooking (falta de lugar no avião), quando causados pela companhia aérea em diversos casos, principalmente se o passageiro perder diárias no hotel, hospedagens, passeios, compromissos importantes e inúmeros outros casos.


Nestes episódios, cabe entender e se perguntar 2 coisas: não houve aviso prévio da companhia com 72h de antecedência? A chegada ao destino final atrasou mais de 8 horas? Então também pode caber danos morais e indenização nestes casos.


Nosso escritório é especializado em causas consumeristas, temos em nossa equipe profissionais capacitados e abertos em entender seu caso e pensar a solução que melhor se encaixa para o ocorrido. Não hesite em chamar um especialista quando seus direitos forem desrespeitados, vamos cuidar de tudo para você!


Caso tenha dúvida sobre outros assuntos visite nosso Blog, lá abordamos uma infinidade de temas.

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